Resistência Elástica e Controle da Glicemia

Caso você apresente níveis elevados de glicose no sangue ou já tenha desenvolvido um quadro de resistência à insulina ou diabetes saiba que a contração muscular exerce um papel fundamental no controle da glicemia. Um músculo ineficiente possui uma capacidade diminuída na captação e oxidação da glicose, tendo uma influência direta nos níveis de glicemia na corrente sanguínea. Caso você esteja nessa condição  estudos mostram que o treinamento de força também conhecido como musculação é uma forma não medicamentosa para a prevenção e tratamento dos níveis elevados da glicemia  podendo ajudar seu corpo a usar melhor a insulina, reduzir seus níveis de glicose, ajudar a queimar mais calorias e até mesmo ajudá-lo a diminuir a utilização dos medicamentos  porém,  se você é do tipo que se sente intimidado ou simplesmente  não gosta dos treinos tradicionais de musculação, os treinos com  bandas de resistência elástica quando prescritos pode ser uma alternativa para lhe ajudar.

O QUE SÃO BANDAS DE RESISTÊNCIA ELÁSTICA?

A resistência elástica (bandas planas, ou tubos) são ferramentas muito versáteis e podem oferecer resistência ilimitada possibilitando a manutenção da força e massa muscular em praticamente qualquer ambiente. Essa ferramenta possibilita realizar treinos voltados para força máxima, resistência de força, potência e hipertrofia.

COMO O TREINO DE FORÇA PODE AJUDAR NO CONTROLE DA GLICEMIA?

Ao realizarmos uma contração muscular contra algum tipo de resistência o músculo utiliza alguns substratos como fonte de energia para realizar essa contração dentre esses substratos energéticos temos a glicose dessa forma o treinamento de força realizado na via anaeróbica lática glicolítica terá uma predominância na captação de glicose para realização do exercício. É lógico que o processo é muito mais complexo do que o citado nesse texto, porém, a ideia aqui não é descrever processos bioquímicos complexos da captação da glicose é sim abrir seus olhos sobre a importância que a contração muscular tem no controle da sua glicemia.
Lembre-se que níveis elevados de glicemia no sangue evolui para outras doenças como a conhecida DIABETES TIPO 2 que  é uma doença séria que não tratada / controlada  cedo ou tarde vai evoluir para outras patologias como problemas na visão, doenças renais e cardíacas impactando negativamente na sua expectativa e  qualidade de vida e independência funcional. Portanto consulte seu médico, nutricionista e um profissional de educação física qualificado para prescrição do exercício físico para diabéticos pois, pessoas acometidas por desordens metabólicas como os níveis elevados de glicemia devem realizar exercícios na intensidade e volume para usufruir dos benefícios de forma segura e eficiente contribuindo assim para a prevenção e controle da doença. Você que é diabético jamais realize exercícios físicos sem as devidas orientações e controle necessários para essa patologia seja exercícios aeróbicos ou de força de. Seguindo essas orientações básicas o treinamento de força com resistência elástica terá um impacto positivo em sua saúde e qualidade de vida podendo até reduzir a utilização de medicamentos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remada invertida com TRX -Treinamento Suspenso

Programa de Emagrecimento Saudável Orientado